De prefeito de São Paulo a chanceler do Brasil, de personagem-chave na megalópole paulista a figura pública, o impacto das propostas de avanço de Setubal alcançou instâncias diversas.
Foi no século XX que a modernidade se consolidou como forma de compreensão do humano, expandindo o conhecimento sobre a natureza por meio dos avanços da ciência. As cidades tornaram-se o foco da organização das sociedades, e a preocupação com a gestão desses espaços emergiu como modo estruturante de pensar e agir. Nesse contexto, Olavo Setubal, engenheiro de formação, uniu a capacidade de raciocínio lógico ao olhar humanista, construindo um presente com foco na coletividade. Desenhando programas de inovação contínuos (ação endereçada, a um só tempo, à inovação tecnológica e ao desenvolvimento inclusivo), esse homem visionário se tornou um edificador de futuros.
Tanto na administração privada quanto na gestão pública, seu método de trabalho, sistêmico e estruturante, erigiu construções robustas – de edificações arquitetônicas de larga escala a intervenções urbanísticas de grande alcance. Sua mente exata traçou caminhos que gerações seguintes abriram de vez e que nos impulsionam rumo a uma cultura progressista. Seu legado se faz presente sob uma miríade de perspectivas, aqui apresentadas como eixos: Arte e cultura; Ciência e tecnologia; Educação e saúde; Desenvolvimento econômico; Planejamento urbanístico; e Política e sociedade. Itinerários de ação progressiva, denotam a percepção transdisciplinar engendrada pelo seu projeto de país.
Somente um cidadão dotado de espírito público é capaz de promover transformações com o objetivo do bem comum. De prefeito de São Paulo a chanceler do Brasil, seu olhar desbravou tempo e espaço em um período de grandes transformações. Construiu sua vida pública e sua carreira nas três temporalidades, de forma simultânea: atuando no presente, com olhar para o futuro, mas sem ignorar o passado. Esta exposição, homenagem ao centenário de seu nascimento, vem, no século XXI, confirmar que ele foi capaz de criar novos cursos, em direção a um amanhã que anteviu. Um homem diante de seu tempo, Olavo Setubal fez do próprio presente um legado imprescindível para o futuro.
Leno Veras
Curador