Institucional
Mostra permite conhecer outras facetas do homem  que criou o Itaú Cultural

Exposição traça o percurso da história de Olavo Setubal, destacando sua capacidade  de inspirar as pessoas e materializar ideias que estavam diante do seu tempo e seguem reverberando e construindo o hoje.

Para encerrar o ciclo de comemorações dos 35 anos do Itaú Cultural (IC), celebramos a memória e a trajetória de Olavo Setubal em uma exposição com curadoria de Leno Veras e participação colaborativa da equipe do IC. Diante do seu tempo, Olavo atuou com destaque em diversas áreas, entre as quais o campo cultural, criando a Secretaria de Cultura do Município de São Paulo, na sua gestão como prefeito (1975-1979), e o IC, em 1987.  

Olavo foi visionário no desenvolvimento de um investimento social privado para a cultura ao optar pela criação de uma instituição com política, equipe e propósito próprios, ligada ao Banco Itaú. Assim, foi além do marketing empresarial e garantiu atuação consistente e efetiva no campo artístico.  

Também chegou antes ao digital, com o primeiro e estratégico produto criado pelo IC: um banco de dados sobre arte brasileira, sete anos antes de os serviços de internet chegarem ao consumidor comum no Brasil. Esse banco de dados é hoje a Enciclopédia Itaú Cultural, referência em arte e cultura brasileira.  

Em 2001, Olavo convidou Milú Villela para substituí-lo à frente do IC. Milú comandou a organização por 18 anos e, nas recentes comemorações, foi lembrada com o Prêmio Milú Villela – Itaú Cultural 35 Anos, destinado, no ano passado, a dez personalidades/grupos de atuação no cenário nacional.    

No ano do centenário de Olavo Setubal, retomamos seus passos, seus pensamentos e suas diversas facetas – banqueiro, político e empreendedor, consciente da importância da arte e da cultura. Revemos a história de Dr. Olavo, reavivamos sua memória, destacando sua capacidade de inspirar as pessoas e materializar ideias, que seguem reverberando e construindo o hoje, com a Fundação Itaú, composta do IC, do Itaú Social (IS), do Itaú Educação e Trabalho (IET), do Todos pela Saúde e do Itaú Cinemas.    

Eduardo Saron
Presidente da Fundação Itaú