A música, sabores, afetos e cultura paraenses se mesclam na mostra em torno da homenageada, que abriu caminho para as vozes femininas da região e criou o seu próprio estilo de carimbó, adicionando ao gênero um bocado de chamego. A exposição revela, ainda, o papel definitivo de Ionete da Silveira Gama, antes de se tornar Dona Onete, na educação e na militância cultural locais. Ela fará dois shows no palco do IC. Outros dois, serão apresentados pela paraense Aíla.
Saiba maisCantora de religiosidade, da encantaria e do sincretismo, passando pelas tradições e a culinária de seu povo, Dona Onete canta o Pará e suas raízes para todo o Brasil e o mundo, com uma flor no cabelo e força na voz.
saiba maisEla nasceu na Ilha do Marajó, cresceu no Baixo Tocantins e vive em Belém. Criança, convivia com a música e a natureza. Tornou-se professora, atuou na política cultural local e militou em movimentos sindicais. Hoje é a Rainha do Carimbó Chamegado.
Saiba maisAs classes daquela que, depois, se tornaria conhecida como Dona Onete influenciaram os alunos da escola Aristóteles Emiliano de Castro, em Igarapé-Miri, nordeste do Pará. Dois deles deram depoimento para o jornalista Duanne Ribeiro, do Núcleo de Comunicação do Itaú Cultural, cujo texto compõe para a publicação que acompanha a mostra.
Saiba maisA música e a cultura atravessam todos os passos da cantora e compositora paraense em uma vida extremamente rica em movimento. Foram companheiras suas enquanto lutava por melhorias na alfabetização e na vida dos professores, por exemplo.
Saiba maisEntre palcos e bastidores, há pontos em comum no depoimento desses artistas sobre a cantora: a poesia e o canto sobre o Pará, seu carisma e a forte presença e ancestralidade dela. Essa é a constatação do jornalista do Núcleo de Comunicação Itaú Cultural, William Nunes, que conversou com os três para a publicação da Ocupação.
Saiba maisA seguir, as imagens da Ocupação Dona Onete.
Para baixar as fotos em alta resolução e encontrar os créditos e legendas referentes à mostra, clique no botão abaixo.
Abaixo, ela conta histórias variadas de sua vida, origem e trajetória. No primeiro vídeo falam, também, o seu filho e músico Silvio Renato Gama de Castro e a neta Josivana de Castro Rodrigues, pesquisadora. No do meio, se juntam a ela, a cantora Gaby Amarantos, a professora Maria Antonia Nonato e a vocalista Dalcilene Donato, ambas criadoras do Grupo Folclórico Carimbolando, para falar sobre a presença da mulher no carimbó. Por fim, Gaby, o professor, músico e produtor cultural Patrick Depailler, o músico e produtor MG Calibre – ao lado de Mestre Laurentino –, o pesquisador e produtor musical Pio Lobato, além do empresário artístico Geraldinho
Magalhães, depõem sobre a carreira da Rainha do Carimbó Chamegado.
As duas mulheres cantam a vida e os costumes paraenses em apresentações que marcam a programação de abertura da Ocupação Dona Onete. Serão quatro noites para curtir muito carimbó e também a musicalidade contemporânea da região, em uma mescla de brega funk, calypso, pisadinha, eletrônico e bolero.
Saiba maisMecanismos de acessibilidade são item fundamental nas atividades do Itaú Cultural. Para esta Ocupação, estão disponíveis objetos táteis, audiodescrições e conteúdo acessível em vídeos. O Núcleo de Formação também traçou ações diversas com a proposta de aprofundar o conhecimento do público sobre o universo que cerca a homeageada.
Saiba maisExposição
De 15 de março a 18 de junho de 2023
Terças-feiras a sábado, das 11h às 20h
Domingos e feriados, das 11h às 19h
Concepção e realização: Itaú Cultural
Curadoria: Equipe Itaú Cultural
Consultoria: Josivana de Castro Rodrigues
Projeto expográfico: Géssica Araújo (assistente), Heloísa Vivanco (terceirizada), Núcleo de Infraestrutura e Produção do Itaú Cultural e Patrícia Gondim
Produção: em Belém/PA Geraldinho Magalhães, Marcel Arêde e Viviane Chaves
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 – próximo à estação Brigadeiro do metrô | Piso Térreo
Terça-feira a sábado, das 11h às 20h
Domingos e feriados, das 11h às 19h
Ingressos: gratuitos
Informações:
Pelo telefone (11) 2168-1777 e WhatsApp (11) 96383-1663
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br
Acesso para pessoas com deficiência física
Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.
Shows
Dona Onete
Dias 16 e 17 de março (quinta-feira e sexta-feira), às 20h
Sala Itaú Cultural
Ingressos disponíveis a partir do dia 8 de março, pela INTI
Capacidade: 224 lugares
Entrada gratuita
Classificação: livre
Aíla
Dias 18 e 19 de março (sábado, às 20h, e domingo, às 19h)
Sala Itaú Cultural
Ingressos disponíveis a partir do dia 8 de março, pela INTI
Capacidade: 224 lugares
Entrada gratuita
Classificação: livre
PROTOCOLOS:
• É necessário apresentar o QR Code do ingresso na entrada da atividade até 10 minutos antes do seu início. Após este horário, o ingresso não será mais válido.
• A bilheteria presencial abre uma hora antes do evento começar.
• Devolução de ingresso: em caso de imprevistos ou impossibilidade de comparecimento à programação para a qual reservou o ingresso, solicite o cancelamento pelo e-mail ajuda@byinti.com até duas horas antes do início do evento. Essa solicitação garante que o ingresso seja utilizado por outras pessoas que queiram assistir ao evento.
• Fila de espera em programações com ingressos esgotados: os ingressos reservados valem até 10 minutos antes do início da sessão. Após esse horário, os que não tiverem o check-in feito na entrada do auditório serão disponibilizados para a fila de espera organizada presencialmente.
• Programação sujeita a cancelamento: a programação, virtual ou presencial, poderá ser cancelada em caso de contaminação por Covid-19 de qualquer artista envolvido. Nesse caso, os ingressos adquiridos perdem a validade. O público que reservou o ingresso será notificado por e-mail. Um eventual reagendamento da programação ficará a exclusivo critério do IC, de acordo com a disponibilidade de agenda, sem preferência para quem adquiriu os ingressos anteriormente.
Assessoria de imprensa:
Itaú Cultural - Conteúdo Comunicação
Cristina R. Durán
(11) 98860-9188
cristina.duran@conteudonet.com
Larissa Corrêa
(11) 98139-9786 / 99722-1137
larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br
Mariana Zoboli
(11) 98971-0773
mariana.zoboli@conteudonet.com
Roberta Montanari
(11) 99967-3292
roberta.montanari@conteudonet.com
Vinicius Magalhães
(11) 99295-7997
vinicius.magalhaes@conteudonet.com
Programa Rumos Itaú Cultural:
Carina Bordalo
(11) 98211 6595
carina.bordalo@terceiros.itaucultural.com.br