Ocupação Dona Onete | Institucional

Institucional

Mulher das cabeceiras dos rios, dos lagos, dos igarapés, da música-dança-história

Cantora de religiosidade, da encantaria e do sincretismo, passando pelas tradições e a culinária de seu povo, Dona Onete canta o Pará e suas raízes para todo o Brasil e o mundo, com uma flor no cabelo e força na voz.

Ela é a menina que cantava para o boto, a mulher que compõe sobre suas raízes. Ionete da Silveira Gama, ou Dona Onete, nasceu em 18 de junho de 1939, na cidade de Cachoeira do Arari, Ilha de Marajó, no estado do Pará. Ao longo de seus 83 anos, ela canta o Pará para todo o Brasil – as tradições, o povo, a culinária, a encantaria, a religiosidade –, misturando ritmos e criando um estilo próprio de fazer música.

Foi na terra natal que, ainda criança, deu os primeiros passos na música. Depois, seguiu para Belém (que hoje é lar) e, mais tarde, para Igarapé-Miri, onde estreitou o contato com ritmos populares. Na juventude, compartilhou saberes ao tornar-se professora. Adulta, teve importante atuação política, sendo assessora de Cultura e filiada ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Lecionou até se aposentar. Descanso? Não. Recomeço. Após deixar a sala de aula, novas portas se abriram para ela: ser, profissionalmente, artista. Desde que participou do Coletivo Rádio Cipó, a Rainha do Carimbó Chamegado nunca mais parou, criando, em sua obra, um toque maneiro, gostoso e brejeiro, filho do tambor de nagô e da toada de boi-bumbá.

De flor no cabelo e força na voz, Dona Onete fascina o público com um som que parece abraço. Cantora de religiosidade, encantaria e sincretismo, a homenageada desta 58ª edição do programa Ocupação Itaú Cultural carrega em si o carimbó e os ritmos regionais, inspirando quem a cerca, ouve e ama.

Esta mostra, que conta também com uma publicação (impressa e on-line) e com um site exclusivo, celebra a mulher das cabeceiras dos rios, dos lagos, dos igarapés, da música-dança-história. 

Itaú Cultural

Home

Exposição
De 15 de março a 18 de junho de 2023
Terças-feiras a sábado, das 11h às 20h
Domingos e feriados, das 11h às 19h

Concepção e realização: Itaú Cultural

Curadoria: Equipe Itaú Cultural

Consultoria: Josivana de Castro Rodrigues

Projeto expográfico: Géssica Araújo (assistente), Heloísa Vivanco (terceirizada), Núcleo de Infraestrutura e Produção do Itaú Cultural e Patrícia Gondim

Produção: em Belém/PA Geraldinho Magalhães, Marcel Arêde e Viviane Chaves

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 – próximo à estação Brigadeiro do metrô | Piso Térreo
Terça-feira a sábado, das 11h às 20h
Domingos e feriados, das 11h às 19h
Entrada: gratuita 

Informações:
Pelo telefone (11) 2168-1777 e WhatsApp (11) 96383-1663
Atualmente, esses números funcionam de segunda-feira a domingo, das 10h às 18h.
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br
Acesso para pessoas com deficiência física
Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.

Shows
Dona Onete
Dias 16 e 17 de março (quinta-feira e sexta-feira), às 20h
Sala Itaú Cultural
Ingressos disponíveis a partir do dia 8 de março, pela INTI
Capacidade: 224 lugares  
Entrada gratuita
Classificação:  livre

Aíla Dias
18 e 19 de março (sábado, às 20h, e domingo, às 19h)
Sala Itaú Cultural
Ingressos disponíveis a partir do dia 8 de março, pela INTI
Capacidade: 224 lugares  
Entrada gratuita
Classificação: livre

PROTOCOLOS:
• É necessário apresentar o QR Code do ingresso na entrada da atividade até 10 minutos antes do seu início. Após este horário, o ingresso não será mais válido.
• A bilheteria presencial abre uma hora antes do evento começar.
Devolução de ingresso: Em caso de imprevistos ou impossibilidade de comparecimento à programação para a qual reservou o ingresso, solicite o cancelamento deste através do e-mail ajuda@byinti.com até duas horas antes do início do evento. Essa solicitação é muito importante e garante que o ingresso seja utilizado por outras pessoas que queiram prestigiar o evento. Agradecemos e contamos com sua compreensão.
• Fila de espera em programações com ingressos esgotados: Os ingressos reservados valem até 10 minutos antes do início da sessão. Após esse horário, os que não tiverem o check-in feito na entrada do auditório serão disponibilizados para a fila de espera organizada presencialmente.
Programação sujeita a cancelamento: O Itaú Cultural informa que sua programação, virtual ou presencial, poderá ser cancelada em caso de contaminação por Covid-19 de qualquer artista envolvido. Nesse caso, os ingressos adquiridos perdem a validade. O público que reservou o ingresso será notificado por e-mail. Um eventual reagendamento da programação ficará a exclusivo critério do IC, de acordo com a disponibilidade de agenda, sem preferência para quem adquiriu os ingressos anteriormente.

Assessoria de imprensa:
Itaú Cultural - Conteúdo Comunicação 


Cristina R. Durán
(11) 98860-9188
cristina.duran@conteudonet.com

Larissa Corrêa
(11) 98139-9786 / 99722-1137
larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br

Mariana Zoboli
(11) 98971-0773
mariana.zoboli@conteudonet.com  

Roberta Montanari
(11) 99967-3292
roberta.montanari@conteudonet.com       

Vinicius Magalhães
(11) 99295-7997
vinicius.magalhaes@conteudonet.com

Programa Rumos Itaú Cultural:
Carina Bordalo
(11) 98211 6595
carina.bordalo@terceiros.itaucultural.com.br  

2023 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO