GIA – Grupo de Interferência Ambiental

Salvador (BA)



Não-Propaganda, 2006

 

O coletivo baiano GIA realizou, no centro de São Paulo, um happening (performance que incorpora a imprevisibilidade e a participação do público) que questiona o princípio básico da propaganda – a divulgação de uma ideia, um serviço ou um produto. Mimetizando os tradicionais homens-placa que trabalham nos calçadões centrais, os integrantes do GIA distribuíram folhetos e empunharam cartazes. Em vez de mensagens como “vendo” ou “compro ouro”, não havia nada escrito nos suportes amarelos. Pelo avesso, o anúncio vazio fazia um convite à reflexão.

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foto: Maíra Acayaba

Frames do vídeo realizado pelo grupo GIA no centro de São Paulo

sobre o grupo

Grupo formado por artistas visuais, designers, arte-educadores e músicos que têm em comum, além da amizade, a admiração pelas linguagens artísticas contemporâneas e pelas suas pluralidades, especificamente no que diz respeito à arte e ao espaço público. As suas práticas têm como fonte a arte conceitual, e algumas características dos seus trabalhos gráficos são a aleatoriedade e o humor.