Gustavo Piqueira
São Paulo (SP)
São Paulo, Cidade Limpa, 2007
“A partir de agora, cada estabelecimento só poderá ter na fachada um único anúncio indicativo com todas as informações necessárias ao público. Além disso, o anúncio deverá ter um tamanho máximo, definido segundo a dimensão da testada, que é a linha divisória entre o imóvel e o logradouro ou via pública.” Esse trecho, retirado da cartilha da prefeitura de São Paulo, sintetiza parte da Lei Cidade Limpa, que entrou em vigor no início de 2007. Misturando fotografias reais a textos ficcionais, Piqueira relatou – no início da implantação da lei – as soluções encontradas pelos comerciantes paulistanos para não pagar multa por propaganda irregular. De viés, jogou luz no teor paliativo da lei, que, ao focar a regulamentação da paisagem comercial, esqueceu que a imagem da cidade é composta também de outras camadas significantes.
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sobre o autor
À frente da Casa Rex, estúdio com bases em São Paulo e Londres, Gustavo é um dos mais premiados designers gráficos do país, com mais de 250 prêmios internacionais. A sua área de atuação abrange desde extensos projetos globais para marcas de consumo, projetos editoriais e experimentais até ilustrações para livros infantis e criação de famílias tipográficas. Publicou 14 livros de sua autoria.