Mostra Além das ruas: histórias do graffiti reúne 76 obras de 51 artistas grafiteiros, sob o olhar de Binho Ribeiro. Dezessete deles executam os seus trabalhos diretamente nas paredes e outros suportes dos três andares reservados para as grandes mostras no IC. Quatro, são do exterior: T-Kid, de Nova York; Farid Rueda, do México, o espanhol Saturno e a chilena-canadense Shalak Attack. A mostra também apresenta um recorte histórico em uma linha do tempo. Em paralelo, tem shows de hip-hop, uma revista interativa, recursos de acessibilidade, oficinas e outras atividades educativas.
Saiba maisDos anos de 1960 para cá, as grafias rápidas e hieroglíficas se desenvolveram técnica e esteticamente em obras de arte, que ocupam, hoje, espaços públicos e privados, pintando e colorindo a paisagem opressora das metrópoles. Apresentando trabalhos de expoentes desta arte, no Brasil e no exterior, a exposição procura resgatar a história desse movimento desde tempos imemoriais.
Saiba maisOs artistas, que usam as paredes das ruas como suporte para expressar a sua arte, enfrentaram resistências, obstáculos, dificuldades de todo tipo. Apesar disso, hoje legitimamente reconhecidos com grafiteiros, eles encontraram uma forma de criar e ocupar esses espaços que estão ao alcance da vista de todos com estilo, colaborando na história da arte de rua mundial.
Saiba maisEntre precursores e os que ingressaram mais recentemente na arte do grafite, são 51 mulheres e homens de idades e origens variadas – quatro vêm do Chile, Espanha, México e Nova York. Cada qual se manifesta com linguagem muito própria, dentro desse estilo da arte urbana. O desejo de retratar a atualidade e como sonham viver os une. Conheça aqui os seus perfis.
Saiba maisNão é de hoje que a arte urbana está em paredes e muros das cidades. Há registros do gênero datados de 40 mil anos antes de Cristo. Passam pelo Antigo Egito e a arte popular romana em um rastro visto, ainda, na Paris de 68, nos trens suburbanos de NY. Ela desemboca no Brasil nos anos 1970 com Alex Vallauri (1949-1987). Confira na linha do tempo que estará na mostra.
Saiba maisA arte urbana, ou street art, tem características próprias, a começar pela democratização de acesso. Entre grafites, pinturas, performances, teatro e cartazes, os artistas a manifestam a céu aberto, disseminada livremente pela cidade incorporando-se à rotina dos transeuntes. Entenda mais sobre esta expressão artística neste texto que abrirá o andar -1 da mostra.
Saiba maisO hip-hop surgiu como forma de contar e mostrar a realidade violenta e desigual que se vivia naquele bairro de Nova York, em sua maioria formado por moradores negros e latinos. Munidos de dança, música, poesia e grafite, eles consolidaram um movimento que rompeu barreiras e revelou ao mundo a realidade ali vivida. Este texto abre a mostra no piso -2 da exposição.
Saiba maisA seguir, as imagens para download da mostra Além das Ruas: histórias do graffiti.
Para encontrar os créditos e legendas das fotos referentes à mostra, clique no botão abaixo.
Abaixo, o primeiro vídeo mostra o making of da pintura realizada por grafiteiros e grafiteiras em 30 horas de Arte, da CPTM, realizado em setembro de 2006. Durante 30 horas, um mutirão artístico realizou uma intervenção no muro interno da Estação Domingos de Morais, na Linha 8 (Júlio Prestes – Itapevi). O objetivo do projeto, coordenado por Binho Ribeiro e Bonga, foi humanizar a paisagem que acompanha a linha do trem e aproximar a CPTM de seus usuários. Captação: equipe Binho Ribeiro.
No segundo, se vê a execução dos grafites do Túnel Noite Ilustrada, na região da Consolação, em 2016. Captação: Jahjah Filmes.
DJ Livea convida as rappers Tasha e Tracie para um show que evoca ancestralidade, autoestima e poder para os jovens das periferias. Um dos precursores do hip-hop no Brasil, Thaíde, comemora 40 anos de carreira celebrando os quatro elementos da cultura deste gênero musical– rap, grafites, Dj's e Mc's, e Street Dance – ao lado de seus convidados Mc Jack, Filiph Neo, Ana Black e a crew Infocus Dance.
Saiba maisO Instituto Cultural e Educacional Matéria Rima, iniciado em 2002 como grupo hip-hop, oferece ao público cinco oficinas divididas por categorias e abrigadas em espaço idealizado especialmente para atividades formativas no piso -2 do IC, dentro da exposição. Os educadores do Núcleo de Formação do Itaú Cultural também prepararam atividades educativas para o público. Ainda, a mostra contém recursos de acessibilidade.
Saiba maisDe 6 de maio, a partir das 11h, a 30 de julho
Terça-feira a sábado, das 11h às 20h
Domingos e feriados das 11h às 19h
Concepção e realização: Itaú Cultural
Curadoria: Binho Ribeiro
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 – próximo à estação de metrô Brigadeiro / Piso térreo
Entrada: gratuita
Acesso para pessoas com deficiência física
Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108. Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.
Informações: pelo telefone (11) 2168-1777
Whatsapp: (11) 963831663
E-mail:
atendimento@itaucultural.org.br
Shows
DJ Livea convida Tasha e Tracie
Dias 4 e 5 de maio (quinta-feira e sexta-feira, às 20h)
Sala Itaú Cultural
Ingressos: gratuitos
Reservas: com uma semana de antecedência pelo INTI, acesso pelo site www.itaucultural.org.br
Capacidade: 224 lugares
Thaíde
Dias 6 e 7 de maio (sábado, às 20h, e domingo, às 19h)
Sala Itaú Cultural
Ingressos: gratuitos
Reservas: com uma semana de antecedência pelo INTI, acesso pelo site www.itaucultural.org.br
Capacidade: 224 lugares
Protocolos
- É necessário apresentar o QR Code do ingresso na entrada da atividade até 10 minutos antes do seu início. Após este horário, o ingresso não será mais válido.
- A bilheteria presencial abre uma hora antes do evento começar, para retirada de senha que será trocada por eventuais ingressos de pessoas que não compareceram.
- Devolução de ingresso:
Em caso de imprevistos ou impossibilidade de comparecimento à programação para a qual reservou o ingresso, solicite o cancelamento pelo e-mail ajuda@byinti.com até 2 horas antes do início do evento. Isso garante que o ingresso seja utilizado por outras pessoas que queiram o assistir ao evento.
- Fila de espera em programações com ingressos esgotados:
Os ingressos reservados valem até 10 minutos antes do início da sessão. Após esse horário, os que não tiverem o check-in feito na entrada do auditório serão disponibilizados para a fila de espera organizada presencialmente.
- Programação sujeita a cancelamento:
A programação, virtual ou presencial, poderá ser cancelada em caso de contaminação por Covid-19 de qualquer artista envolvido. Nesse caso, os ingressos adquiridos perdem a validade. O público que reservou o ingresso será notificado por e-mail. Um eventual reagendamento da programação ficará a exclusivo critério do IC, de acordo com a disponibilidade de agenda, sem preferência para quem adquiriu os ingressos anteriormente.
Assessoria de imprensa:
Itaú Cultural - Conteúdo Comunicação
Cristina R. Durán
(11) 98860-9188
cristina.duran@conteudonet.com
Larissa Corrêa
(11) 98139-9786 / 99722-1137
larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br
Mariana Zoboli
(11) 98971-0773
mariana.zoboli@conteudonet.com
Roberta Montanari
(11) 99967-3292
roberta.montanari@conteudonet.com
Vinicius Magalhães
(11) 99295-7997
vinicius.magalhaes@conteudonet.com
Programa Rumos Itaú Cultural:
Carina Bordalo
(11) 98211 6595
carina.bordalo@terceiros.itaucultural.com.br