Institucional

Moedas contam a plural, complexa e diversa história do Brasil

Mostra perfaz a trajetória do país, desde os colonizadores e a presença dos povos originários até a atualidade. Moedas, selos, medalhas históricas e obras de arte contemporânea, aliadas a textos descritivos e analíticos e à tecnologia, possibilitam o acesso a histórias que formaram a narrativa da nação e outras que, por vezes, ficaram ocultas.

A memória é uma chave imprescindível para entender quem somos, onde estamos e, assim, abrir as portas para refletirmos sobre o passado e os futuros possíveis. A trajetória das moedas, das medalhas, das cédulas e dos selos nacionais revela muito das nossas identidades. Reconhecendo essa premissa e revisitando o acervo da Coleção Numismática – iniciada por Herculano Pires –, o Itaú Cultural (IC) convida o público a examinar o passado a partir de um pensamento crítico e criativo, valorizando o que a arte acrescenta à nossa percepção.

A mostra é composta de conteúdos diversos, por meio dos quais os visitantes poderão (re)conhecer a história do Brasil, plural, complexa e diversa, observando os grupos e os pensamentos que nos constituíram como país. Com um recorte cronológico, o material exposto percorre a trajetória histórica desde a chegada dos colonizadores e a presença dos povos originários até os tempos atuais, acompanhado de textos descritivos e analíticos que situam esse passado numa perspectiva atual.

O acervo é complementado por outros trabalhos artísticos contemporâneos que estabelecem múltiplas narrativas e leituras sobre o diálogo, a crítica e a intervenção no dinheiro, apresentando outros olhares, oxigenando conceitos e tradições. Um trajeto que possibilita o acesso a várias histórias que formaram a narrativa de nação e outras que, por muitas vezes, estiveram ocultas, mas aqui se fazem presentes.

Há ainda o uso de recursos tecnológicos, como a ampliação visual para observar detalhes das peças e jogos para uma experiência mais interativa.

A Coleção Numismática faz parte do acervo do Itaú Unibanco, composto de várias coleções – incluindo a Brasiliana, aberta para visitação neste mesmo prédio. Agora, as moedas e as medalhas têm esse espaço para descobertas. Além disso, a exposição presta homenagem a Herculano Pires, que se dedicou e contribuiu para preservar parte da memória do país.

Boa visita e boa viagem a estes muitos Brasis!

Alfredo Setubal
Presidente do Itaú Cultural
Presidente do Conselho Curador da Fundação Itaú
Home

Abertura: 7 de dezembro de 2023 – permanente
Bilíngue:
português/inglês

Concepção e realização: Itaú Cultural
Curadoria: Vagner Porto
Textos de obras de arte: Leno Veras
Projeto expográfico: Estúdio Risco


Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, 6º andar – próximo à estação de metrô Brigadeiro
Visitação: Terça-feira a sábado, das 11h às 20h; domingos e feriados, das 11h às 19h.
Entrada: gratuita

Mais informações:
Telefone: (11) 2168-1777
Whatsapp: (11) 963831663
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br

Acesso para pessoas com deficiência física.
Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.

Assessoria de imprensa
Conteúdo Comunicação


Cristina R. Durán
(11) 98860-9188
cristina.duran@conteudonet.com

Larissa Corrêa
(11) 98139-9786
larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br

Mariana Zoboli
(11) 98971-0773
mariana.zoboli@conteudonet.com

Douglas Ramalho
(61) 98341-2033
douglas.ramalho@conteudonet.com

Roberta Montanari
(11) 99967-3292
roberta.montanari@conteudonet.com

Programa Rumos Itaú Cultural:
Carina Bordalo
(11) 98211 6595
carina.bordalo@terceiros.itaucultural.com.br

2023 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO