Moedas

Temas clássicos da numismática e da sociedade contemporânea

Além de exibir clássicos da numismática brasileira, aspectos técnicos da cunhagem e a produção monetária das diferentes formas de governo, a mostra é permeada por temas como a negritude e sua invisibilidade histórica, a representação das mulheres, a noção de valor entre os povos originários e as moedas brasileiras de circulação exclusiva na África.

Esta exposição apresenta uma notável coleção de moedas, medalhas, condecorações e selos em uma perspectiva atual e dinâmica, que narra muitas histórias sob os mais diferentes olhares, tendo em conta principalmente as imagens gravadas, o formato e o metal ou o papel dos objetos, assim como as suas inscrições.

O olhar atento do visitante encontrará temas importantes da sociedade contemporânea, como a negritude e sua invisibilidade histórica, a necessária representação das mulheres e a noção de valor entre os povos originários. Além dos temas clássicos da numismática brasileira, como a invasão holandesa, são apresentados aspectos técnicos da cunhagem (o ato de converter o metal em moeda), a produção das diferentes formas de governo e as moedas brasileiras de circulação exclusiva no continente africano.

Pode-se perceber o enaltecer dos famosos dobrões, das longevas patacas e das deslumbrantes condecorações da Ordem da Rosa e da Ordem Imperial do Cruzeiro – para saber o que significa cada uma dessas moedas e medalhas, basta seguir a exposição. E há, ainda, a mais importante moeda brasileira, a Peça da Coroação.

A temática artística surge em traços do Barroco e do Rococó, em desenhos e gravuras da Missão Artística Francesa, na beleza inspiradora do mestre Augusto Girardet e na presença da mitologia greco-romana animada pelo Neoclassicismo. Há também os temas cotidianos, como os esportes, os animais, o trabalho agrícola e a indústria.

No espaço, os diferentes conteúdos estão em diálogo com obras de arte e com recursos tecnológicos lúdicos. Um zoom nos detalhes permite um encontro com os vários brasis que nos formam.

O resultado é uma história mais brasileira, mais plural, que busca respeitar os grupos sociais que contribuíram para a nossa formação política, econômica e cultural, e que ressurgem a cada novo olhar, a cada novo deslumbramento.

Vagner Porto

[Vagner Carvalheiro Porto é mestre e doutor em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (USP). É professor do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. É curador da coleção de Numismática do Espaço Olavo Setubal, Itaú Cultural. Tem experiência na área de Arqueologia, Numismática, Curadoria de Exposições, Musealização de Acervos Arqueológicos e Humanidades Digitais. É Coordenador do LARP, Laboratório de Arqueologia Romana Provincial (USP). É Coordenador do Grupo de Pesquisas CNPq intitulado Numismática Antiga.] 
Home

Abertura: 7 de dezembro de 2023 – permanente
Bilíngue:
português/inglês

Concepção e realização: Itaú Cultural
Curadoria: Vagner Porto
Textos de obras de arte: Leno Veras
Projeto expográfico: Estúdio Risco


Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, 6º andar – próximo à estação de metrô Brigadeiro
Visitação: Terça-feira a sábado, das 11h às 20h; domingos e feriados, das 11h às 19h.
Entrada: gratuita

Mais informações:
Telefone: (11) 2168-1777
Whatsapp: (11) 963831663
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br

Acesso para pessoas com deficiência física.
Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.

Assessoria de imprensa
Conteúdo Comunicação


Cristina R. Durán
(11) 98860-9188
cristina.duran@conteudonet.com

Larissa Corrêa
(11) 98139-9786
larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br

Mariana Zoboli
(11) 98971-0773
mariana.zoboli@conteudonet.com

Douglas Ramalho
(61) 98341-2033
douglas.ramalho@conteudonet.com

Roberta Montanari
(11) 99967-3292
roberta.montanari@conteudonet.com

Programa Rumos Itaú Cultural:
Carina Bordalo
(11) 98211 6595
carina.bordalo@terceiros.itaucultural.com.br

2023 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO