Formação e Acessibilidade

Programação educativa e facilidade de acesso sempre presentes no Itaú Cultural

Como é tradição, o Núcleo de Formação prepara programação em sinergia com esta mostra, entre passeios virtuais, conversas com seus educadores e, mais adiante, debates e oficinas. A instituição também segue priorizando a oferta de recursos acessíveis em suas mostras e atividades para abrir espaço para todos os públicos.

As atividades planejadas pelo Núcleo de Formação para esta mostra dão continuidade ao programa Papo com o Educativo, já vivenciada em outras ocupações e exposições. Desta vez, esta ação oferece duas modalidades de visita: Conhecendo Mario Pedrosa - um passeio pela Ocupação e Combo Mario Pedrosa e Museu das Origens, que inclui uma visita a Ensaios para o Museu das Origens, exposição em cartaz no Itaú Cultural, inspirada no projeto de Pedrosa, de 1978.

Encontro para Professores, programação do IC presente em todas as mostras, promove um passeio virtual pela Ocupação Mario Pedrosa, destacando a sua biografia em uma relação com a sua produção nas mais variadas frentes em que atuou. Estas atividades ficam abertas para todos os públicos.

Acompanhe a programação:

Papo com o educativo

Conhecendo Mario Pedrosa - um passeio pela Ocupação
A equipe de mediação do Itaú Cultural faz um percurso com o público pelo espaço expositivo.  Os visitantes são acompanhados pelos educadores que falam sobre a vida e a produção do crítico de arte, a partir dos eixos temáticos da mostra, destacando os seus pensamentos sobre arte e política, suas conexões interpessoais e projetos institucionais.

2, 9 e 16 de novembro (quintas-feiras), às 11h
21 e 28 de novembro (terças-feiras), às 16h
Duração: 1h Vagas: 25 pessoas
Inscrições: 30min antes da abertura, no balcão de informações
Nível: iniciante.
Acessibilidade: libras


Combo Mario Pedrosa e Museu das Origens
O crítico de arte foi um nome importante dentro do movimento modernista no Brasil, porém poucos conhecem uma de suas propostas mais originais. Intitulada Museu das Origens, tinha como objetivo renovar o pensamento museológico brasileiro. Esta dupla visita oferece a oportunidade de aproximar os visitantes da persona Mario Pedrosa, além de aprofundar suas ideias sobre essa proposta visitando Ensaios para o Museu das Origens, também em cartaz no Itaú Cultural em um diálogo com esse projeto elaborado por ele em 1978.  

4 e 25 de novembro (sábados), às 15h
1, 8, 15 de novembro (quartas-feiras), às 15h
Duração: 1h30
Vagas: 25 pessoas
Inscrições: 30min antes da abertura, no balcão de informações
Nível: iniciante.
Acessibilidade: libras

Encontro com professores

Este encontro, voltado para docentes, porém aberto para todos os públicos, faz um passeio virtual pela Ocupação Mario Pedrosa, destacando a biografia do crítico de arte e relacionando-a com sua produção nas mais variadas frentes em que atuou.

Dias 21 de novembro e 6 de fevereiro (terças-feiras), às 19h
Duração: 1h
Vagas: 50 pessoas
Inscrições: plataforma INTI
Abertura inscrições: 23 de outubro para o passeio de 21 de novembro.
Abertura inscrições: 8 de janeiro para o passeio de 6 de fevereiro.
Nível: iniciante.
Acessibilidade: libras, mediante solicitação

Acessibilidade

Os recursos de acessibilidade se espalham por todo o espaço expositivo, com mapa e piso podotátil, obras táteis, audiodescrições e videoguias – estes, abrangem todos os públicos.

Quatro videoguias, incluem uma mediação em Libras exibida em tablets posicionados ao longo do percurso da exposição. Os temas abordados são: Mario, um homem de muitas faces; Mario, o crítico; Mário, o idealista e o apartamento de Mário.

O público cego ou de baixa visão, também dispõe de sete obras táteis. Uma delas, é a versão em braile do mapa-múndi que indica, em uma linha do tempo, a abrangência da atuação de Mário Pedrosa em países diversos. No nicho Mario, crítico de arte, duas pranchas baseadas em arte concreta representam a percepção de profundidade e perspectiva procurando possibilitar a esse público que experimente uma transição entre bi e tridimensionalidade.

Maisduas pranchas táteis reproduzem as plantas da VI Bienal de Arte de São Paulo de modo a que se possa explorar a ocupação daquele pavilhão expositivo acompanhando os diversos países apresentados na exposição internacional. Por fim, outras duas pranchas reproduzem um retrato de Pedrosa, feito em nanquim por Geraldo de Barros, e uma fotografia de Mario em seu apartamento, conhecido como um espaço de troca entre artistas e intelectuais.

25 de outubro de 2023 a 18 de fevereiro de 2024

Concepção e realização: Itaú Cultural
Curadoria: Equipe Itaú Cultural (Núcleo de Artes Visuais e de Acervos e Núcleo Enciclopédia e de Memória) e Marcos Augusto Gonçalves
Consultoria: Quito Pedrosa
Projeto expográfico: Francine Moura e Davi Brischi

Visitação: de terça-feira a sábado, das 11h às 20h;
domingos e feriados, das 11h às 19h.
Acesso para pessoas com deficiência física
Entrada gratuita

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 – próximo à estação Brigadeiro do metrô / Piso térreo

Mais informações:
Telefone: (11) 2168-1777
Whatsapp: (11) 96383-1663
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br
site: www.itaucultural.org.br

Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.

2023 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO