Institucional

Catalizador de encontros e reflexões sobre arte e política

Mario Pedrosa foi um intérprete do Brasil. Pernambucano, viveu em São Paulo e no Rio de Janeiro. Exilou-se na Alemanha, Chile, Estados Unidos, França, Peru. Pessoa de caráter crítico, libertário e plural, a sua residência no Rio de Janeiro foi ponto de referência para debates sobre a política brasileira e a produção mundial de arte.

Mario Pedrosa (1900-1981) é conhecido por suas contribuições na crítica de arte e na política no Brasil, na América Latina e no mundo. Questionador, engajado, com habilidade ampla de articulação, ele interpretou o país, ressaltou formas de criação subalternizadas, propôs e implementou projetos culturais questionando e propondo uma reflexão ampla acerca do papel das instituições.

A Ocupação Mario Pedrosa – a partir de documentos, entrevistas com pesquisadores e conhecidos de Mario, além de um painel que indica a extensão internacional da sua atuação –, tenta voltar o olhar para o que ajudou a formar a visão singular deste autor.

Nascido em Timbaúba (PE), teve uma vida em transição: morou no Rio de Janeiro e em São Paulo e passou pela Alemanha, pelo Chile, pelos EUA, pela França, pelo Peru, entre outros países. Estas experiências, fundamentais para que compreendesse o mundo, também são marcas do exílio, das perseguições políticas que se abateram sobre ele.

Por onde passou, Pedrosa teve a companhia de artistas, pensadores, críticos e políticos. Era uma pessoa que valorizava os encontros e as reflexões que surgiam deles. Seu caráter crítico, libertário e plural foi importante para que sua residência, ao lado da esposa Mary Houston, no Rio de Janeiro, se tornasse centro de debates sobre a política brasileira e a produção de arte no mundo.

Esta mostra sobre Mario Pedrosa é a 60ª edição do Ocupação, programa do Itaú Cultural que busca aprofundar o saber sobre nomes decisivos da arte e da cultura brasileiras. Acesse itaucultural.org.br/ocupacao para mais conteúdos sobre o homenageado.

Itaú Cultural

25 de outubro de 2023 a 18 de fevereiro de 2024

Concepção e realização: Itaú Cultural
Curadoria: Equipe Itaú Cultural (Núcleo de Artes Visuais e de Acervos e Núcleo Enciclopédia e de Memória) e Marcos Augusto Gonçalves
Consultoria: Quito Pedrosa
Projeto expográfico: Francine Moura e Davi Brischi

Visitação: de terça-feira a sábado, das 11h às 20h;
domingos e feriados, das 11h às 19h.
Acesso para pessoas com deficiência física
Entrada gratuita

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 – próximo à estação Brigadeiro do metrô / Piso térreo

Mais informações:
Telefone: (11) 2168-1777
Whatsapp: (11) 96383-1663
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br
site: www.itaucultural.org.br

Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.

2023 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO