Foto: Silvia Machado
Foto: Andre Seiti
Espaço Itaú de Cinema. Imagem da unidade em São Paulo - Augusta.
Foto: Leandro Vendramini
Foto: Andre Seiti
Foto: Divulgação
Foto: Agência Ophelia
Foto: Guto Muniz
Foto: Iara Venanzi
Foto: Andre Seiti
Foto: Andre Seiti
O Itaú Unibanco e a cultura no Brasil
O Itaú Unibanco tem uma longa tradição de apoio à arte e à cultura no Brasil. Seja por meio do Itaú Cultural, das Salas Itaú de Cinema, da construção da maior coleção corporativa de arte na América Latina ou por projetos de patrocínio em todo o país, a instituição apoia historicamente a produção artística porque acredita no poder da cultura para a transformação da sociedade e o fortalecimento da cidadania.
Em um dos anos mais difíceis da nossa história, em que o Brasil e as famílias foram impactadas pela pandemia do Covid-19, o Itaú se mobilizou para apoiar o combate ao contágio por este vírus, com investimentos diretos na área da saúde e de diversos segmentos afetados por este momento. Além disso, reafirmou os seus apoios por meio das causas relacionadas com os múltiplos compromissos assumidos anualmente com a sociedade brasileira.
Patrocínio de projetos sem Lei Federal de Incentivo à Cultura:
recursos próprios para estimular a cultura
Parte significativa dos investimentos do Grupo Itaú Unibanco em cultura se dá por meio do apoio a projetos emblemáticos sem o uso da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Em 2020, o grupo apoiou com recursos diretos as salas Espaço Itaú de Cinema e o Itaú Cultural, que não utiliza mais os benefícios fiscais desta lei em suas atividades e manutenção, desde 2017.
Patrocínio de projetos com Lei Federal de Incentivo à Cultura:
investimento em 116 iniciativas em 13 estados
Em 2020, o Itaú Unibanco patrocinou 116 projetos culturais, em 25 cidades de 13 estados do país por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. As iniciativas são selecionadas por um comitê que reúne especialistas e lideranças do Itaú Cultural e do Itaú Unibanco. Critérios como relevância artístico-cultural e impacto na democratização do acesso à cultura são determinantes para a aprovação dos investimentos do banco nos projetos neste segmento.
57 salas e programação diversificada em seis cidades
Desde a sua inauguração em 1995, o Espaço Itaú de Cinema tem como propósito proporcionar ao público diferentes visões do cinema, formar plateias críticas, conscientes e transformadoras e deixar um legado para a sociedade, sempre apoiando projetos que valorizam e reforçam o compromisso deste espaço com a democratização da cultura.
Itaú Cultural: 33 anos de apoio à arte à cultura do Brasil
O Itaú Cultural é um dos principais braços institucionais do Itaú Unibanco. Em mais de três décadas de existência, a organização, uma das mais longevas do país no segmento, tem se dedicado à pesquisa, mapeamento, incentivo, produção e difusão de manifestações artístico-intelectuais nas mais diversas áreas de expressão, contribuindo para a valorização da cultura brasileira.
Presença nacional e internacional com parcerias público-privadas
Historicamente, o Itaú Cultural marca presença em todo o país por meio de parcerias com instituições culturais, públicas ou privadas. Esta foi a política estabelecida para atuar fisicamente em todo o território nacional. Em vez de criar outros equipamentos, a instituição optou por se unir e fortalecer as existentes, conhecedoras das realidades locais.
Rumos Itaú Cultural: mais de 20 anos apoiando arte e cultura no Brasil
Um dos maiores e mais longevos editais privados de financiamento de projetos culturais do país, o Programa Rumos, é realizado pelo Itaú Cultural desde 1997 para apoiar e fomentar a produção e à difusão de trabalhos de artistas, produtores e pesquisadores brasileiros. Desde a primeira edição até 2020, foram inscritos mais de 75,8 mil projetos vindos das cinco regiões brasileiras.
Enciclopédia Itaú Cultural: arte e cultura brasileira na web
Uma obra de referência virtual, que reúne informações sobre artes visuais, literatura, teatro, cinema, dança e música produzidos no Brasil. Um trabalho que permanece em contínua ampliação e atualização. Em 2020, a abrangência de temas foi ampliada para a gestão cultural, incluindo verbetes de gestores culturais e termos e conceitos na área.
Preservação da cultura brasileira
Acreditando que cultura é um patrimônio do país que deve ser preservado e difundido, o Itaú Cultural dedica especial atenção ao processo de criação, produção e história de importantes artistas da cultura brasileira, tanto em exposições e apoio a acervos como na realização de documentários.
Cultura para educação: produção de conteúdo para distribuição gratuita
O Itaú Cultural também é grande produtor de conteúdo sobre a arte e a cultura brasileiras. Em seu portfólio, a organização registra 869 títulos publicados – entre vídeos, livros e catálogos. Este material é distribuído gratuitamente a escolas públicas, professores, pesquisadores e centros culturais. Entre 2010 e 2020, foram entregues a esses destinatários 211.420 edições dessa produção.
Projetos e iniciativas online ampliam o acesso
O Itaú Cultural sempre se preocupou em garantir oferta consistente de conteúdo para consumo em plataformas digitais. Esse processo foi acelerado e ampliado desde o início da suspensão social, a partir de março de 2020, quando a instituição passou a oferecer imediatamente toda a sua programação 100% online.
Formação: Escola Itaú Cultural e gestão em cultura por todo o país
O Itaú Cultural tem especial preocupação na área de formação. O seu plano de atividades neste quesito se sustenta em três frentes: formação acadêmica, ações teórico práticas e ações reflexivas. Desde a sua criação, se passaram mais de três décadas em que manteve um olhar sobre a pesquisa, educação e formação.
Coleção Itaú Cultural: acervo itinerante e espaço permanente
Com um acervo composto por mais de 16 mil peças, o Itaú conta com a maior coleção corporativa de arte da América Latina e uma das maiores do mundo. Complementada pela coleção Arte Cibernética e Filmes e Vídeos de Artista, formada pelo Itaú Cultural, ela foi inteiramente constituída com recursos próprios, sem uso de verbas de leis de incentivo.
Auditório Ibirapuera: gestão e parceria público-privada
Somando oito anos e 11 meses de gestão do Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer, o Itaú Cultural encerrou em 30 de junho de 2020 o seu contrato, firmado em agosto de 2011 com a Secretaria Municipal de Cultura, como previsto. Nesse período, a instituição potencializou e consolidou o Auditório como um relevante palco das artes e de formação musical na capital paulista.
Itaú Cultural: propósito e a nova identidade visual
Com a missão de inspirar e ser inspirado pela sensibilidade e pela criatividade das pessoas para gerar experiências, o Itaú Cultural, após chegar à maturidade dos 30 anos, definiu, em 2018, seu propósito e uma nova identidade visual. Assim, o instituto busca traduzir, em uma sentença, uma profusão de atividades, um jeito de fazer – e estimular – a cultura e a arte.
Itaú Cultural em números: de 1987 a 2020
2021 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO
Foto: Silvia Machado
Foto: Andre Seiti
Espaço Itaú de Cinema. Imagem da unidade em São Paulo - Augusta.
Foto: Leandro Vendramini
Foto: Andre Seiti
Foto: Divulgação
Foto: Agência Ophelia
Foto: Guto Muniz
Foto: Iara Venanzi
Foto: Andre Seiti
Foto: Andre Seiti
O Itaú Unibanco e a cultura brasileira
O Itaú Unibanco tem uma longa tradição de apoio à arte e à cultura no Brasil. Seja por meio do Itaú Cultural, das Salas Itaú de Cinema, da construção da maior coleção corporativa de arte na América Latina ou por projetos de patrocínio em todo o país, a instituição apoia historicamente a produção artística porque acredita no poder da cultura para a transformação da sociedade e o fortalecimento da cidadania.
Em um dos anos mais difíceis da nossa história, em que o Brasil e as famílias foram impactadas pela pandemia do Covid-19, o Itaú se mobilizou para apoiar o combate ao contágio por este vírus, com investimentos diretos na área da saúde e de diversos segmentos afetados por este momento. Além disso, reafirmou os seus apoios por meio das causas relacionadas com os múltiplos compromissos assumidos anualmente com a sociedade brasileira.
Patrocínio de projetos sem Lei Federal de Incentivo à Cultura: recursos próprios para estimular a cultura
Parte significativa dos investimentos do Grupo Itaú Unibanco em cultura se dá por meio do apoio a projetos emblemáticos sem o uso da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Em 2020, o grupo apoiou com recursos diretos as salas Espaço Itaú de Cinema e o Itaú Cultural, que não utiliza mais os benefícios fiscais desta lei em suas atividades e manutenção, desde 2017.
Patrocínio de projetos com Lei Federal de Incentivo à Cultura: investimento em 116 iniciativas em 13 estados
Em 2020, o Itaú Unibanco patrocinou 116 projetos culturais, em 25 cidades de 13 estados do país por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. As iniciativas são selecionadas por um comitê que reúne especialistas e lideranças do Itaú Cultural e do Itaú Unibanco. Critérios como relevância artístico-cultural e impacto na democratização do acesso à cultura são determinantes para a aprovação dos investimentos do banco nos projetos neste segmento.
Espaço Itaú de Cinema: 57 salas com programação diversificada em seis cidades
Desde a sua inauguração em 1995, o Espaço Itaú de Cinema tem como propósito proporcionar ao público diferentes visões do cinema, formar plateias críticas, conscientes e transformadoras e deixar um legado para a sociedade, sempre apoiando projetos que valorizam e reforçam o compromisso deste espaço com a democratização da cultura.
Itaú Cultural: 33 anos de apoio à arte à cultura do Brasil
O Itaú Cultural é um dos principais braços institucionais do Itaú Unibanco. Em mais de três décadas de existência, a organização, uma das mais longevas do país no segmento, tem se dedicado à pesquisa, mapeamento, incentivo, produção e difusão de manifestações artístico-intelectuais nas mais diversas áreas de expressão, contribuindo para a valorização da cultura brasileira.
Presença nacional e internacional com parcerias público-privadas
Historicamente, o Itaú Cultural marca presença em todo o país por meio de parcerias com instituições culturais, públicas ou privadas. Esta foi a política estabelecida para atuar fisicamente em todo o território nacional. Em vez de criar outros equipamentos, a instituição optou por se unir e fortalecer as existentes, conhecedoras das realidades locais.
Rumos Itaú Cultural: mais de 20 anos apoiando arte e cultura no Brasil
Um dos maiores e mais longevos editais privados de financiamento de projetos culturais do país, o Programa Rumos, é realizado pelo Itaú Cultural desde 1997 para apoiar e fomentar a produção e à difusão de trabalhos de artistas, produtores e pesquisadores brasileiros. Desde a primeira edição até 2020, foram inscritos mais de 75,8 mil projetos vindos das cinco regiões brasileiras.
Enciclopédia Itaú Cultural: arte e cultura brasileira na web
Uma obra de referência virtual, que reúne informações sobre artes visuais, literatura, teatro, cinema, dança e música produzidos no Brasil. Um trabalho que permanece em contínua ampliação e atualização. Em 2020, a abrangência de temas foi ampliada para a gestão cultural, incluindo verbetes de gestores culturais e termos e conceitos na área.
Preservação da cultura brasileira
Acreditando que cultura é um patrimônio do país que deve ser preservado e difundido, o Itaú Cultural dedica especial atenção ao processo de criação, produção e história de importantes artistas da cultura brasileira, tanto em exposições e apoio a acervos como na realização de documentários.
Cultura para educação: produção de conteúdo para distribuição gratuita
O Itaú Cultural também é grande produtor de conteúdo sobre a arte e a cultura brasileiras. Em seu portfólio, a organização registra 869 títulos publicados – entre vídeos, livros e catálogos. Este material é distribuído gratuitamente a escolas públicas, professores, pesquisadores e centros culturais. Entre 2010 e 2020, foram entregues a esses destinatários 211.420 edições dessa produção.
Projetos e iniciativas online ampliam o acesso
O Itaú Cultural sempre se preocupou em garantir oferta consistente de conteúdo para consumo em plataformas digitais. Esse processo foi acelerado e ampliado desde o início da suspensão social, a partir de março de 2020, quando a instituição passou a oferecer imediatamente toda a sua programação 100% online.
Formação: Escola Itaú Cultural e gestão em cultura por todo o país
O Itaú Cultural tem especial preocupação na área de formação. O seu plano de atividades neste quesito se sustenta em três frentes: formação acadêmica, ações teórico práticas e ações reflexivas. Desde a sua criação, se passaram mais de três décadas em que manteve um olhar sobre a pesquisa, educação e formação.
Coleção Itaú Cultural: acervo itinerante e espaço permanente
Com mais de 15 mil peças, o Itaú Cultural conta com a maior coleção corporativa de arte da América Latina, constituída com recursos próprios. O instituto realiza mostras gratuitas em sua sede, pelo país e exterior: mais de 80 recortes foram vistos por cerca de 2,5 milhões de pessoas em 78 cidades do Brasil e em 12 países. Parte da Brasiliana está em exibição no Espaço Olavo Setubal, na instituição.
Auditório Ibirapuera: gestão e parceria público-privada
Somando oito anos e 11 meses de gestão do Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer, o Itaú Cultural encerrou em 30 de junho de 2020 o seu contrato, firmado em agosto de 2011 com a Secretaria Municipal de Cultura, como previsto. Nesse período, a instituição potencializou e consolidou o Auditório como um relevante palco das artes e de formação musical na capital paulista.
Itaú Cultural: propósito e a nova identidade visual
Com a missão de inspirar e ser inspirado pela sensibilidade e pela criatividade das pessoas para gerar experiências, o Itaú Cultural, após chegar à maturidade dos 30 anos, definiu, em 2018, seu propósito e uma nova identidade visual. Assim, o instituto busca traduzir, em uma sentença, uma profusão de atividades, um jeito de fazer – e estimular – a cultura e a arte.
Itaú Cultural em números: de 1987 a 2020