Detalhe de Oca Ibirapuera,1954. Foto: German Lorca
O Itaú Cultural dissemina arte e cultura por todo o país e exterior
Historicamente, o Itaú Cultural marca presença em todo o país por meio de parcerias com instituições culturais, públicas ou privadas. Esta foi a política estabelecida para atuar fisicamente em todo o território nacional. Em vez de criar outros equipamentos, a instituição optou por se unir e fortalecer as existentes, conhecedoras das realidades locais. Assim, a organização sempre levou exposições de artes visuais, espetáculos de artes cênicas, seminários, encontros com artistas, debates sobre temas culturais, cursos, entre outras iniciativas, a todas as regiões do Brasil.
Em 2020, ano em que se iniciou a pandemia mundial, a instituição manteve o seu propósito de disseminar arte e cultura por todo o país. Dessa vez, no entanto, o alcance foi quase exclusivamente realizado de forma online, devido à suspensão social decorrente do Covid-19.
Durante esse período, o Itaú Cultural realizou 523 atividades, entre a as apresentações do Festival Arte como Respiro, ciclos de filmes e outras ações produzidas pelos núcleos da instituição para as diferentes áreas de expressão.
Elas foram acompanhadas pelas ferramentas da instituição na web atingindo, nesse ano, a marca de mais de 230 milhões de indivíduos. Somente em 2020, entre o site e a Enciclopédia Itaú Cultural de Artes e Cultura Brasileiras este número alcançou 46,5 milhões – 22,37% a mais do que em 2019, quando os acessos foram 38 milhões. Some-se 1,25 milhão de fãs em sua página no Facebook, mais de 224,5 mil seguidores no Instagram, cerca de 130 mil usuários do Twitter e perto de 16 milhões de pessoas visualizaram os vídeos do Itaú Cultural no Youtube.
As atividades online oferecidas pelo Itaú Cultural perpassaram todas as áreas de expressão artística e atingiram todos os públicos, inclusive as crianças, que ganharam programação exclusiva e acabou abraçando toda a família. Foram realizados ciclos de filmes, apresentações de artes cênicas, literatura, poesia surda, música, atividades educacionais, cursos EAD, exposições virtuais, debates, lives, coletivas de imprensa abertas ao público para anunciar resultados de pesquisas sobre literatura e sobre o comportamento dos internautas durante a suspensão social, além de informações coletadas no Painel de Dados do Observatório Itaú Cultural sobre a economia criativa, entre outras atividades.
Assim como ocorre nos eventos presenciais, todas essas ações transmitidas virtualmente contam com interpretação em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Além das transmissões online, a maioria das produções da instituição resulta em programas de rádio e TV, que são distribuídos para uma rede de emissoras públicas e comunitárias, ampliando o alcance das iniciativas.
Fisicamente
Devido às circunstâncias, no plano físico as atividades foram restritas: duas mostras da série Ocupação – dedicadas Rino Levi e Lima Duarte – e três exposições – Nosso Labirinto e Seus Ecos, na qual jovens de 13 a 22 anos, moradores de diversas regiões de São Paulo, se reuniram, a convite da instituição, para pensar questões sobre a juventude contemporânea e deram origem a esta instalação; Sandra Cinto: das Ideias na Cabeça aos Olhos no Céu e Beatriz Milhazes: Avenida Paulista.
Com essas exposições, o prédio do Itaú Cultural na Avenida Paulista, recebeu um público presencial que superou 123,6 mil visitantes, no período em que permaneceu ativo, de janeiro a 15 de março e a partir de outubro. Ao longo dos últimos anos, o Itaú Cultural realizou 341 exposições, somando as itinerâncias do acervo e as produzidas pela instituição, resultando em uma visitação de mais 11 milhões até dezembro de 2020.
As itinerâncias do Itaú Cultural foram reduzidas, em consequência da pandemia. O ano começou com a abertura, em fevereiro, da exposição Narrativas em Processo: Livros de Artista na Coleção Itaú Cultural no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), sendo forçada a encerrar em 18 de março. Chegaram a ter acesso a ela, 911 pessoas.
As demais itinerâncias programadas pela instituição para o ano foram canceladas ou adiadas. Com exceção de um recorte de Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural, disponibilizado a partir de dezembro na plataforma Google Arts & Culture, que reúne coleções de arte de vários museus e institutos culturais do mundo. Até o final daquele mês, a exposição foi vista remotamente por cerca de 2,7 mil pessoas, a maioria do Brasil, mas também de alguns países da América do Sul, Europa, Ásia e alguns estados norte-americanos.
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