Foto: Agência Ophelia
O Itaú Unibanco e a cultura no Brasil
O Itaú Unibanco tem uma longa tradição de apoio à arte e à cultura no Brasil. Seja por meio do Itaú Cultural, das Salas Itaú de Cinema, da construção da maior coleção corporativa de arte na América Latina ou por projetos de patrocínio em todo o país, a instituição apoia historicamente a produção artística porque acredita no poder da cultura para a transformação da sociedade e o fortalecimento da cidadania.
Em um dos anos mais difíceis da nossa história, em que o Brasil e as famílias foram impactadas pela pandemia do Covid-19, o Itaú se mobilizou para apoiar o combate ao contágio por este vírus, com investimentos diretos na área da saúde e de diversos segmentos afetados por este momento. Além disso, reafirmou os seus apoios por meio das causas relacionadas com os múltiplos compromissos assumidos anualmente com a sociedade brasileira.
Somente em 2020, o grupo investiu R$ 154.7 milhões em projetos culturais. Destes, R$ 107.1 milhões, equivalente a 69% do total, foram aplicados com recursos próprios do grupo. O restante, R$ 47, 6 milhões, foi executado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Se somarmos a este montante os recursos dirigidos a projetos educacionais, de esporte, saúde, mobilidade urbana, entre outros, o investimento social privado do grupo alcança a marca de cerca de R$ 1, 9 bilhões no Brasil – destes, R$ 1 bilhão foi direcionado para o Todos pela Saúde, como doação do Itaú no contexto emergencial da pandemia do Covid-19.
Ainda em 2020, o grupo apoiou com recursos diretos as salas Espaço Itaú de Cinema e o Itaú Cultural, que passou a operar exclusivamente com recursos próprios do Itaú Unibanco em 2017 e 2018. Nos anos anteriores, a organização já vinha reduzindo progressivamente a utilização de benefícios fiscais na operação desta instituição e sempre se utilizou do artigo 26 dessa lei, que não permite isenção fiscal de 100%, e prevê a maior contrapartida do sistema.
Já em 2019 o Itaú Cultural passou a integrar a Fundação Itaú para Educação e Cultura com o objetivo de garantir ainda mais a perenidade e o legado de suas ações no mundo da cultura, ampliando e fortalecendo seu propósito de inspirar o poder criativo para a transformação das pessoas. O aporte para as suas atividades em 2020 foi de mais de R$ 83,6 milhões.
Até 30 de junho de 2020, o Itaú Cultural cuidou da gestão e programação do Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer, equipamento público da cidade de São Paulo, e do desenvolvimento do projeto educativo Escola do Auditório. Foram oito anos e 11 meses de gestão direta da instituição com seus recursos, segundo contrato firmado em agosto de 2011 com a Secretaria Municipal de Cultura. Nesse período, a organização potencializou e consolidou o Auditório como um relevante palco das artes e de formação musical na capital paulista.
Projetos em 13 estados
Os recursos aplicados pelo Grupo Itaú Unibanco em cultura, que se valeram da Lei Federal de Incentivo à Cultura em 2020, foram direcionados a 116 projetos culturais, em 25 cidades de 13 estados do país. Entre eles, figuram iniciativas importantes na cena cultural brasileira, muitos foram contemplados fora do eixo Rio-São Paulo. Para mencionar alguns, de diversos estados brasileiros:
13ª Edição da Festa Literária de Porto Alegre / Festipoa Literária (RS)
O projeto pretende realizar esta edição da FestiPoa Literária, que acontece anualmente em Porto Alegre desde 2008, reunindo escritores, poetas, dramaturgos, tradutores, professores, músicos, cineastas, jornalistas e estudantes. O objetivo principal é a difusão da produção literária contemporânea, o fomento à leitura e o acesso ao livro.
Esperança na Dança (Projeto da Cia de Dança – Ballet de Paraisópolis/SP)
Projeto de caráter cultural associado a uma forte ação social que visa oferecer aulas de dança clássica, contemporânea e moderna para crianças e jovens de oito a 18 anos moradores dos bairros próximos à Vila Andrade, Jardim Colombo e Paraisópolis. O projeto ainda prevê a realização de uma apresentação final como forma de comprovação do processo de criação desenvolvido ao longo do curso.
X Festival das Artes Cênicas – Cena Ceará (CE)
Este projeto busca, a cada edição, se reinventar, dialogar com outras linguagens e tecnologias. O objetivo é promover intercâmbios, formação, consciência ambiental, ações e discussões sobre acessibilidade, sustentabilidade para artistas e grupos, além de proporcionar geração de renda e apresentar para o público obras de teatro, dança e circo, propondo em sua programação uma diversidade de gêneros, estéticas e temáticas.
forumdoc.bh: XXIV Festival do Filme Documentário e Etnográfico (MG)
O apoio garantiu a realização da 24ª edição deste projeto adaptado para ambiente on-line, exibido em plataforma de exibição própria: www.forumdoc.bh.com.br e como parte da programação no site do Cine Humberto Mauro/Palácio das Artes. Foram apresentadas 71 obras audiovisuais ao longo de 10 dias com sessões comentadas online e um fórum de debates composto por mesas redondas, conferências e debates com acesso gratuito. Estima-se um público mais ampliado que o presencial, quando alcançou sete mil pessoas.
Plano Anual Eixo Arte e Cultura – Redes da Maré 2020 (Complexo de Maré/RJ)
Para a realização do Plano Anual de atividades da Redes de Desenvolvimento da Maré – Redes da Maré, contemplando cursos, oficinas, exposições, espetáculos de dança e teatro, shows, exibições de cinema, rodas de conversa, formações, encontros, além de manutenção de espaço cultura.
Plano Anual Vaga Lume 2020 (Comunidades rurais/AM)
Trata-se do produto principal da Associação Vaga Lume, que envolve cinco grandes atividades dentro do escopo de seus principais programas: Expedição e Rede, que contemplam formação de mediadores de leitura; distribuição de acervo de literatura para comunidades rurais da Amazônia Legal brasileira; valorização da cultura local; e o monitoramento e avaliação das bibliotecas comunitárias. As atividades referentes ao Programa Rede são a promoção do intercâmbio cultural entre crianças e adolescentes da região Sudeste e da Amazônia, no Norte.
Este plano anual é voltado para crianças e adolescentes, alunos e professores de instituições de ensino e garante acesso totalmente gratuito para todos. Atendendo ao disposto no art. 22 IN 02/2019 – Contrapartidas Sociais, realiza um produto secundário que contempla ações de mediação de leitura para professores e estudantes da rede pública, inseridos nas atividades do mesmo plano.
Plano Bianual Paço do Frevo 2021-2022 (PE)
Contempla as atividades a serem realizadas no Paço do Frevo no biênio 2021-2022 nas áreas de exposições, programação cultural, pesquisa e documentação, acessibilidade e programação educativa, além de considerar a manutenção e conservação do equipamento cultural.
Governança
Para orientar o direcionamento dos recursos, há 11 anos o banco criou uma estrutura de governança que avalia os projetos culturais a serem financiados. O comitê reúne especialistas e lideranças do Itaú Cultural e do Itaú Unibanco, que adotam critérios como relevância artístico-cultural e impacto na democratização do acesso às iniciativas para aprovar os investimentos do banco nos projetos.
O Banco Itaú também conta, hoje, com uma das maiores coleções corporativas de arte no mundo. Com mais de 16 mil obras, é considerada a maior da América Latina. Esse conjunto tem sido apresentado ao público por meio de exposições itinerantes no Brasil e no exterior, organizadas pelo Itaú Cultural.
A pandemia do Covid-19, que deixou o mundo em estado de suspensão social, interrompeu as itinerâncias de recortes deste a acervo no Brasil e no exterior. Ainda assim, desde 2010, pelo menos seis recortes destas exposições foram exibidos no próprio espaço expositivo da organização, na Avenida Paulista, em São Paulo, e outros 16 circularam por 78 diferentes cidades do país e em outras 12 no exterior.
As itinerâncias percorreram estados como Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, além das capitais da Argentina, Chile, França, México, Paraguai, Peru e Uruguai. As mostras foram vistas por mais de 2,5 milhões de espectadores até março de 2020, antes da pandemia. Estas itinerâncias também são realizadas sem o incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
O Itaú Unibanco acredita na cultura como meio para a construção de um pensamento crítico e como instrumento de promoção da cidadania, constituindo uma plataforma de transformação social estruturada e permanente. Todos os investimentos do banco, neste segmento, são norteados por critérios de interesse público de fomento à arte e à cultura no país, de ampliação do acesso e da participação às atividades culturais entre os brasileiros e de preservação e difusão do patrimônio cultural e artístico do Brasil, de modo a formar um legado perene.
2021 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO
O Itaú Unibanco e a cultura no Brasil
O Itaú Unibanco tem uma longa tradição de apoio à arte e à cultura no Brasil. Seja por meio do Itaú Cultural, das Salas Itaú de Cinema, da construção da maior coleção corporativa de arte na América Latina ou por projetos de patrocínio em todo o país, a instituição apoia historicamente a produção artística porque acredita no poder da cultura para a transformação da sociedade e o fortalecimento da cidadania.
Em um dos anos mais difíceis da nossa história, em que o Brasil e as famílias foram impactadas pela pandemia do Covid-19, o Itaú se mobilizou para apoiar o combate ao contágio por este vírus, com investimentos diretos na área da saúde e de diversos segmentos afetados por este momento. Além disso, reafirmou os seus apoios por meio das causas relacionadas com os múltiplos compromissos assumidos anualmente com a sociedade brasileira.
Somente em 2020, o grupo investiu R$ 154.7 milhões em projetos culturais. Destes, R$ 107.1 milhões, equivalente a 69% do total, foram aplicados com recursos próprios do grupo. O restante, R$ 47, 6 milhões, foi executado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Se somarmos a este montante os recursos dirigidos a projetos educacionais, de esporte, saúde, mobilidade urbana, entre outros, o investimento social privado do grupo alcança a marca de cerca de R$ 1, 9 bilhões no Brasil – destes, R$ 1 bilhão foi direcionado para o Todos pela Saúde, como doação do Itaú no contexto emergencial da pandemia do Covid-19.
Ainda em 2020, o grupo apoiou com recursos diretos as salas Espaço Itaú de Cinema e o Itaú Cultural, que passou a operar exclusivamente com recursos próprios do Itaú Unibanco em 2017 e 2018. Nos anos anteriores, a organização já vinha reduzindo progressivamente a utilização de benefícios fiscais na operação desta instituição e sempre se utilizou do artigo 26 dessa lei, que não permite isenção fiscal de 100%, e prevê a maior contrapartida do sistema.
Já em 2019 o Itaú Cultural passou a integrar a Fundação Itaú para Educação e Cultura com o objetivo de garantir ainda mais a perenidade e o legado de suas ações no mundo da cultura, ampliando e fortalecendo seu propósito de inspirar o poder criativo para a transformação das pessoas. O aporte para as suas atividades em 2020 foi de mais de R$ 83,6 milhões.
Até 30 de junho de 2020, o Itaú Cultural cuidou da gestão e programação do Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer, equipamento público da cidade de São Paulo, e do desenvolvimento do projeto educativo Escola do Auditório. Foram oito anos e 11 meses de gestão direta da instituição com seus recursos, segundo contrato firmado em agosto de 2011 com a Secretaria Municipal de Cultura. Nesse período, a organização potencializou e consolidou o Auditório como um relevante palco das artes e de formação musical na capital paulista.
Projetos em 13 estados
Os recursos aplicados pelo Grupo Itaú Unibanco em cultura, que se valeram da Lei Federal de Incentivo à Cultura em 2020, foram direcionados a 116 projetos culturais, em 25 cidades de 13 estados do país. Entre eles, figuram iniciativas importantes na cena cultural brasileira, muitos foram contemplados fora do eixo Rio-São Paulo. Para mencionar alguns, de diversos estados brasileiros:
13ª Edição da Festa Literária de Porto Alegre / Festipoa Literária (RS)
O projeto pretende realizar esta edição da FestiPoa Literária, que acontece anualmente em Porto Alegre desde 2008, reunindo escritores, poetas, dramaturgos, tradutores, professores, músicos, cineastas, jornalistas e estudantes. O objetivo principal é a difusão da produção literária contemporânea, o fomento à leitura e o acesso ao livro.
Esperança na Dança (Projeto da Cia de Dança – Ballet de Paraisópolis/SP)
Projeto de caráter cultural associado a uma forte ação social que visa oferecer aulas de dança clássica, contemporânea e moderna para crianças e jovens de oito a 18 anos moradores dos bairros próximos à Vila Andrade, Jardim Colombo e Paraisópolis. O projeto ainda prevê a realização de uma apresentação final como forma de comprovação do processo de criação desenvolvido ao longo do curso.
X Festival das Artes Cênicas – Cena Ceará (CE)
Este projeto busca, a cada edição, se reinventar, dialogar com outras linguagens e tecnologias. O objetivo é promover intercâmbios, formação, consciência ambiental, ações e discussões sobre acessibilidade, sustentabilidade para artistas e grupos, além de proporcionar geração de renda e apresentar para o público obras de teatro, dança e circo, propondo em sua programação uma diversidade de gêneros, estéticas e temáticas.
forumdoc.bh: XXIV Festival do Filme Documentário e Etnográfico (MG)
O apoio garantiu a realização da 24ª edição deste projeto adaptado para ambiente on-line, exibido em plataforma de exibição própria: www.forumdoc.bh.com.br e como parte da programação no site do Cine Humberto Mauro/Palácio das Artes. Foram apresentadas 71 obras audiovisuais ao longo de 10 dias com sessões comentadas online e um fórum de debates composto por mesas redondas, conferências e debates com acesso gratuito. Estima-se um público mais ampliado que o presencial, quando alcançou sete mil pessoas.
Plano Anual Eixo Arte e Cultura – Redes da Maré 2020 (Complexo de Maré/RJ)
Para a realização do Plano Anual de atividades da Redes de Desenvolvimento da Maré – Redes da Maré, contemplando cursos, oficinas, exposições, espetáculos de dança e teatro, shows, exibições de cinema, rodas de conversa, formações, encontros, além de manutenção de espaço cultura.
Plano Anual Vaga Lume 2020 (Comunidades rurais/AM)
Trata-se do produto principal da Associação Vaga Lume, que envolve cinco grandes atividades dentro do escopo de seus principais programas: Expedição e Rede, que contemplam formação de mediadores de leitura; distribuição de acervo de literatura para comunidades rurais da Amazônia Legal brasileira; valorização da cultura local; e o monitoramento e avaliação das bibliotecas comunitárias. As atividades referentes ao Programa Rede são a promoção do intercâmbio cultural entre crianças e adolescentes da região Sudeste e da Amazônia, no Norte.
Este plano anual é voltado para crianças e adolescentes, alunos e professores de instituições de ensino e garante acesso totalmente gratuito para todos. Atendendo ao disposto no art. 22 IN 02/2019 – Contrapartidas Sociais, realiza um produto secundário que contempla ações de mediação de leitura para professores e estudantes da rede pública, inseridos nas atividades do mesmo plano.
Plano Bianual Paço do Frevo 2021-2022 (PE)
Contempla as atividades a serem realizadas no Paço do Frevo no biênio 2021-2022 nas áreas de exposições, programação cultural, pesquisa e documentação, acessibilidade e programação educativa, além de considerar a manutenção e conservação do equipamento cultural.
Governança
Para orientar o direcionamento dos recursos, há 11 anos o banco criou uma estrutura de governança que avalia os projetos culturais a serem financiados. O comitê reúne especialistas e lideranças do Itaú Cultural e do Itaú Unibanco, que adotam critérios como relevância artístico-cultural e impacto na democratização do acesso às iniciativas para aprovar os investimentos do banco nos projetos.
O Banco Itaú também conta, hoje, com uma das maiores coleções corporativas de arte no mundo. Com mais de 16 mil obras, é considerada a maior da América Latina. Esse conjunto tem sido apresentado ao público por meio de exposições itinerantes no Brasil e no exterior, organizadas pelo Itaú Cultural.
A pandemia do Covid-19, que deixou o mundo em estado de suspensão social, interrompeu as itinerâncias de recortes deste a acervo no Brasil e no exterior. Ainda assim, desde 2010, pelo menos seis recortes destas exposições foram exibidos no próprio espaço expositivo da organização, na Avenida Paulista, em São Paulo, e outros 16 circularam por 78 diferentes cidades do país e em outras 12 no exterior.
As itinerâncias percorreram estados como Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, além das capitais da Argentina, Chile, França, México, Paraguai, Peru e Uruguai. As mostras foram vistas por mais de 2,5 milhões de espectadores até março de 2020, antes da pandemia. Estas itinerâncias também são realizadas sem o incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
O Itaú Unibanco acredita na cultura como meio para a construção de um pensamento crítico e como instrumento de promoção da cidadania, constituindo uma plataforma de transformação social estruturada e permanente. Todos os investimentos do banco, neste segmento, são norteados por critérios de interesse público de fomento à arte e à cultura no país, de ampliação do acesso e da participação às atividades culturais entre os brasileiros e de preservação e difusão do patrimônio cultural e artístico do Brasil, de modo a formar um legado perene.