Foto: André Seiti
Itaú Cultural: propósito e nova identidade visual
Com a missão de inspirar e ser inspirado pela sensibilidade e pela criatividade das pessoas para gerar experiências, o Itaú Cultural, após chegar à maturidade dos 30 anos, definiu, em 2018, seu propósito e uma nova identidade visual. Assim, o instituto busca traduzir, em uma sentença, uma profusão de atividades, um jeito de fazer – e estimular – a cultura e a arte. Seu processo de construção envolveu os dirigentes da instituição.
Inspirar o poder criativo para a transformação das pessoas é a proposição do Itaú Cultural, respaldado em um guia de princípios: estimular as participações cultural e artística das pessoas; democratizar o acesso à arte e à cultura; reconhecer e apoiar a constituição de memória da arte e da cultura brasileiras; fomentar manifestações culturais e artísticas; incentivar a experimentação e novas possibilidades artísticas; apoiar artistas e pesquisadores das diversas linguagens; articular políticas de interesse público a partir dos direitos culturais.
A instituição se pauta, ainda, em uma série de objetivos estratégicos, que são conhecer e ampliar públicos; fortalecer um ambiente digital que possibilite a fruição artística e cultural e a experimentação de linguagens; desenvolver e potencializar programas de formação; fomentar e produzir conhecimento sobre arte e cultura brasileiras; apoiar a constituição, a preservação e a divulgação de acervos sobre a cultura brasileira; intensificar a atuação nacional, articulando e fortalecendo as organizações locais; aprofundar as discussões e as ações relacionadas à diversidade e à acessibilidade; contribuir para as políticas culturais do país, promovendo conteúdos e diálogos; ampliar sinergias e aprofundar parcerias com o Itaú Unibanco para antecipar tendências e fortalecer vínculos com a sociedade; ser sustentável, aprimorando a governança, a gestão de riscos e a transparência de processos e desenvolver pessoas em um ambiente interno que proporcione uma equipe competente, diversa, empática e engajada.
2021 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO